Honda CBX 250 Twister
Uma moto com Historia
Algumas características:
Motor: 4 tempos, DOHC, monocilíndrico, arrefecido a ar com radiador de óleo, 4 válvulas
Potência máxima: 24 cv a 8.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades (1-N-2-3-4-5-6)
Freio dianteiro a disco
Rodas de liga leve
Tanque de combustível: 16,5 litros (reserva 2,5 litros)
Alimentação: carburador
Óleo do motor (total): 1,5 litros (após drenagem e troca do filtro)
Comp. x larg. x alt.: 2.031 x 746 x 1.057 mm
Distância entre eixos 1.369 mm
Distância mínima no solo 16,2 cm
Altura do assento: 78,2 cm
Peso seco 139,7 kg
Cores: vermelha, preta, amarela e cinza metálica
A Honda CBX 250 Twister é a motocicleta de sua categoria mais vendida no Brasil e não é por menos, pois possui motor com 4 válvulas e potência máxima de 24 cv a 8.500 rpm, atingindo velocidade máxima de 138km/h na reta, mas chega a 150 km/h em descidas, por conta da sexta marcha, que torna a relação final mais longa. Apesar das críticas em relação ao carburador, o seu consumo fica na casa de 25 a 26 km por litro de gasolina na cidade – isto se manter o giro do motor em 2.600 a 4.000 rpm – e, na rodovia, em velocidade de cruzeiro a 90 km/h o consumo baixa e faz média de 27 a 29 km por litro de combustível.
A bronca, segundo alguns proprietários, é o barulho da relação, todavia o que se observa na maioria dos casos é a falta de manutenção da corrente como mantê-la esticada corretamente e lubrificada (sempre!), aliás, a espessura da corrente da Twister também é maior em comparação com a corrente da Yamaha Fazer (que tem o mesmo diâmetro da corrente da YBR, mas possui os "o’rings" o que propicia menos barulho).
O desenho da Twister segue tendência mais moderna com linhas retas e pontiagudas, exemplo da rabeta mais afilada, com um conjunto mais harmonioso, o que certamente contribui também para as boas vendas.